7 passos para lançar um produto com sucesso
Publicado por FLOWww Brasil
Para começar, é preciso ter em mente que nenhum produto se vende sozinho. Toda empresa, por mais sucesso ou reputação que tenha, precisa vender seus produtos ou serviços. Nem a Apple pensa em fazer um lançamento de produto sem empenhar-se também no marketing.
Uma vez que este ponto esteja claro, não existe uma fórmula fechada para fazer um lançamento, há muitas maneiras e nem todas elas funcionam para todos os produtos. Mas se você está planejando o lançamento de um produto ou serviço para os clientes do seu salão de beleza e quer ter sucesso, estes sete passos lhe ajudarão.
Como lançar um produto de sucesso?
1. Não descuide da fase anterior, a de pré-lançamento
Se você quer lançar um produto ou tratamento novo, planeje cada uma das suas ações. A fase de pré-lançamento é muito importante, porque ela é o momento decapturar informações importantes para construir o segmento ou base de dados onde será lançado o produto ou serviço. Muitas vezes, as pessoas se preocupam tanto com o lançamento que esquecem que esta fase é igualmente importante.
Comece criando sua própria lista de assinantes/base de dados. Não compre uma lista porque esses contatos não sabem que estão inscritos em sua newsletter e você será percebido como spam.
Caso não tenha uma base de dados, busque em plataformas ou empresas e tente associar-se e fazer uma ação conjunta (modelo de associação). Eles lhe fornecerão seus contatos e você poderá oferecer-lhes algo em troca.
2. Planeje seu lançamento
Uma vez que estiver claro onde você vai lançar o produto – ou seja, para qual público – deve pensar em traçar as ações estratégicas. Um mês antes do lançamento, realize um planejamento muito detalhado para conseguir criar expectativa. Crie marketing de conteúdos, isso aportará valor.
- Publique artigos em blogs relacionados
- Lance uma campanha de e-mail. Se não conhece nenhuma ferramenta para administrar o envio de newsletters, recomendamos o MailChimp. É uma ferramenta muito fácil e intuitiva, que permite usar muitos modelos pré-elaborados nos quais você pode adaptar o conteúdo, dando seu toque pessoal. Além disso, poderá utilizá-lo de forma gratuita até os 2 mil assinantes, então é perfeito para começar.
- Utilize as redes sociais (Twitter, Instagram e Facebook). Conheça as melhores redes sociais para salões de beleza.
- As ações off-line também funcionam!
Duas semanas antes do lançamento, no mínimo (o ideal seria um mês antes), você deve começar a divulgar o tema e depois, quando a necessidade já estiver criada na mente do seu público, é chegada a hora! Quando você já tenha um monte de e-mails e conteúdos, já poderá fazer o lançamento.
3. Pense na mensagem
A mensagem é fundamental. Pense bem o que vai ser e como. Para isso, é preciso escolher perfeitamente quais são os pontos fortes de seu produto e que o ajudarão a sobressair. Pode ser que seu produto tenha 20 qualidades, no entanto, as pessoas não têm a capacidade de assimilar todas elas. Por isso, é fundamental escolher as mais importantes.
4. Crie uma necessidade
Você deve pensar na divulgação e, como fazem os produtores de filmes, nos trailers, em fazer uma “degustação” do que os clientes vão conseguir quando forem ao seu salão de beleza. Crie uma necessidade neles.
5. Seja criativa
Tente ser o mais criativa possível. Você deve conseguir gerar expectativa, burburinho, o famoso buzz. A ideia é gerar comentários, criar mistérios, curiosidade.
6. Consulte o preço do novo produto junto a especialistas
O preço pode ser o ponto definitivo pelo qual os consumidores não se atrevam a comprar o que você está oferecendo. Estabeleça o preço de forma justa e aproveite o lançamento para criar promoções e descontos. Revise bem suas contas com relação ao custo de produção e ganhos esperados.
7. O que acontece se eu fracassar no lançamento?
Se não funciona, que não seja porque você não tentou de tudo. Se não atinge os resultados esperados, pense em alternativas. Ofereça a possibilidade para o cliente parcelar o tratamento, faça um desconto...
![]() |
---|